domingo, 7 de outubro de 2007

Paraíba vai sediar simpósio internacional do Abacaxi

Bruno César

Paraíba vai sediar simpósio internacional do Abacaxi::::


A Paraíba vai sediar entre os dias 18 a 23 de novembro, no Hotel Tambaú, o VI Simpósio Internacional do Abacaxi, reunindo pesquisadores, produtores e empresários ligados aos setores industriais e de exportação. 26 paises e 18 estados brasileiros já confirmaram que vão enviar representantes ao encontro. Realizado a cada três anos, em um país diferente, o e evento começou no Havaí em 1992, continuou em Martínica (1995), Tailândia (1998) e no México (2002). O último aconteceu na África do Sul em 2005.
Segundo o coordenador geral do simpósio, Domingo Haroldo Reinhardt, que também é diretor de pesquisa da Embrapa, os objetivos do encontro é promover o intercâmbio de informações atualizadas e contribuir para o desenvolvimento técnico-científico dos diversos segmentos da cadeia produtiva do abacaxi, no plano nacional e internacional, com ênfase nas fases produtivas, pós-colheita, mercado e comercialização.
Mesmo tendo ainda um pequeno percentual de 3% da produção nacional destinado às exportações, o restante fica para o consumo nacional, a proposta dos organizadores é, a partir da troca de experiência com os técnicos dos outros paises, melhorar a qualidade da abacaxi, principalmente, o Perola. Segundo dados da FAO, a produção do
abacaxi no Brasil foi de 2.292.470 toneladas, para uma área colhida de 61.790 hectares, e um rendimento de 37,10 toneladas por hectares. Esse rendimento poderia ser maior se o abacaxi fosse cultivado em sistema industrial de grande porte, como acontece na Nigéria, Tailândia, Indonésia, por exemplo. Mas é uma cultura realizada, na sua maioria, por pequenos e médios produtores rurais.
A Paraíba ocupa o segundo lugar de Estado que mais produz abacaxi no Brasil, com 343.291 milhões de frutos colhidos numa área de 11.466 hectares, e uma produtividade de 29.940 por hectare. O Pará, com 354.244 milhões de frutos e uma área de 14.052 frutos, mesmo com um rendimento menor, ocupa o primeiro lugar. O evento é uma promoção da Embrapa, com a participação do Sebrae e do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca.
Fonte: PARAÍBA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO DE COMENTÁRIO

Atenção: Não nos responsabilizamos por nenhum comentários feito no conteúdo do BLOG MATINHAS, a
liberdade de Expressão é um direito do cidadão, aqui você tem liberdade. Se você foi citado em algumas de nossas matérias, você terá o prazo de 15 dias para pedir direito de resposta, para isso você terá que enviar um e-mail para, bloggermatinhaspb@gmail.com
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!