sábado, 20 de dezembro de 2008

Juiz confirma agressão a jornalista que jogou sapatos em Bush

O jornalista que lançou seus sapatos contra George W. Bush foi agredido depois de detido e tinha hematomas na face, afirmou ontem o juiz que conduz a investigação do incidente.

O magistrado Dhia al Kinani disse que iniciou investigação das agressões ao repórter Muntader al Zaidi, 29. "Veremos as imagens da entrevista coletiva e escreveremos um pedido oficial solicitando os nomes dos que o atacaram", disse ele, enfatizando que Zaidi tem o direito de abrir mão da acusação.

Imagens de TV mostram o momento em que Zaidi atira seus sapatos contra o presidente americano durante entrevista coletiva em Bagdá
Contudo, o mesmo não se aplica à investigação contra ele, ainda que nem Bush nem o premiê Nuri al Maliki tenham formalizado queixas. "Esse caso foi aberto por conta de um artigo de lei sobre proteção da soberania", explicou o juiz, confirmando que Zaidi escreveu uma carta pedindo desculpas ao premiê. Segundo o magistrado, no atual momento da investigação, o perdão não se aplica. Só pode ser concedido após eventual condenação.

Fora do Iraque, o caso continua ecoando. O Departamento de Estado dos EUA disse esperar que o episódio não relegue a um plano secundário o encontro de Bush com Maliki.

No Irã, um aiatolá elogiou o gesto, que chamou de "intifada do sapato". Na Ucrânia, um repórter de origem russa lançou --e acertou-- uma bota contra um representante da Otan que dava palestra sobre as vantagens da integração ucraniana à aliança militar ocidental.


Da Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO DE COMENTÁRIO

Atenção: Não nos responsabilizamos por nenhum comentários feito no conteúdo do BLOG MATINHAS, a
liberdade de Expressão é um direito do cidadão, aqui você tem liberdade. Se você foi citado em algumas de nossas matérias, você terá o prazo de 15 dias para pedir direito de resposta, para isso você terá que enviar um e-mail para, bloggermatinhaspb@gmail.com
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!