terça-feira, 12 de maio de 2009

Fórum sobre Citricultura é realizado em Matinhas

A cidade de Matinhas foi palco do Fórum sobre Citricultura, que reuniu parceiros técnicos e agricultores para debater novas técnicas e o arranjo produtivo da região.
Matinhas é segundo dados do IBGE, a maior produtora de laranja da Paraíba e na região nordeste, a maior produtora de tangerina, com uma safra que chega as 120.000 toneladas do fruto colhido.
Estiveram na reunião que aconteceu na escola municipal Ascendino Moura, representantes da EMATER, CONAB, SEBRAE, UFPB, UFCG, UEPB, BNB, Ministério da Agricultura, representado pelo superintendente federal da agricultura na Paraíba, Hermes Ferreira Barbosa, do INSA, representado pelo seu diretor geral Roberto Germano, o prefeito Aragão Júnior, a vice-prefeita Ivone Queiroga, o presidente da câmara Josenildo Bernardo, vereadores, representantes das secretarias de agricultura de Matinhas e Alagoa Nova, produtores e o povo em geral.
Dentre outros assuntos discutidos no Fórum foram enfatizados os valores do cooperativismo, o programa de aquisição de alimentos feito pelo governo federal e os avanços do plano de desenvolvimento sustentável da região através da citricultura.
O prefeito Aragão Júnior, idealizador do plano de sustentabilidade e da Festa da Laranja – Festival Nacional da Tangerina, falou aos presentes sobre os avanços alcançados com a implantação do plano de sustentabilidade em Matinhas e na região, “e vamos continuar avançando, mesmo com as dificuldades econômicas, e agora políticas”.
Aragão Júnior também falou sobre o crédito para os produtores através da cooperativa, “com o fortalecimento da cooperativa, vamos vencer a luta contra os atravessadores”.
O gestor da terra da laranja anunciou aos parceiros a aquisição de duas estufas para a Unidade de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Citricultura, que em breve estará certificando as mudas lá produzidas, “para tanto contaremos com o apoio do ministério da agricultura”.

Blogger Matinhaspb
Decom_Matinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO DE COMENTÁRIO

Atenção: Não nos responsabilizamos por nenhum comentários feito no conteúdo do BLOG MATINHAS, a
liberdade de Expressão é um direito do cidadão, aqui você tem liberdade. Se você foi citado em algumas de nossas matérias, você terá o prazo de 15 dias para pedir direito de resposta, para isso você terá que enviar um e-mail para, bloggermatinhaspb@gmail.com
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!