quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

TCE determina e vereador vai a SEFIN-CG e a procuradoria apresentar pareceres

O vereador Tovar Correia Lima (PSDB), juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Campina Grande o vereador Nelson Gomes Filho (PRP) estiveram presente na secretária de Finanças e na Procuradoria do Município no último dia 26, na ocasião foi protocolado deferimento apresentado pelo TCE-PB em relação à consulta feita pelo vereador Tucano incluindo a CIDE e DAT no duodécimo.


"Fui até a Secretaria e a Procuradoria, a fim de entregar pessoalmente o documento emitido pelo Tribunal de Contas, para que o prefeito tome as devidas providências ao repasse do duodécimo. É induvidoso e inquestionável, portanto, o direito líquido e certo da Câmara de Vereadores em ter à sua disposição, até o dia 20 (vinte) de cada mês, o duodécimo ou as dotações orçamentárias que lhes são destinadas pela lei, proveniente esse seu direito do respectivo dever que a Constituição impõe ao Chefe do Executivo Municipal", relatou o edil.

Na oportunidade, o Órgão Técnico apresentou pareceres aprovados por este tribunal que determina o prefeito constitucional do Município de Campina Grande a inclusão da CIDE e da DÍVIDA ATIVA TRIBUTÁRIA no repasse do Duodécimo ao Poder Legislativo Campinense.

Diante do conhecimento obtido, o vereador constatou que o chefe do Poder Executivo Campinense não estava cumprindo com as orientações que a Lei determina: o repasse mensal de valores do Executivo ao Legislativo deve observar a nova redação do art. 168 da Constituição Federal, dada pela Emenda Constitucional 45/2004 e os parágrafos do art. 29A.

Para Tovar têm-se os duodécimos como um verdadeiro direito subjetivo das Câmaras de Vereadores, dos quais não pode o Executivo Municipal se furtar do seu cumprimento, em respeito à autonomia das funções estatais consignada no ordenamento constitucional.

O vereador destacou ainda que os programas instituídos por vezes sejam alterados ou extintos, apesar de constarem de leis infraconstitucionais (PPA, LDO e LOA), direcionando os recursos alocados para outras áreas ou investimentos.

"Vamos esperar o prefeito não mais descumprir a lei e fazer a sua parte, é esperar pra crer", finalizou Tovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO DE COMENTÁRIO

Atenção: Não nos responsabilizamos por nenhum comentários feito no conteúdo do BLOG MATINHAS, a
liberdade de Expressão é um direito do cidadão, aqui você tem liberdade. Se você foi citado em algumas de nossas matérias, você terá o prazo de 15 dias para pedir direito de resposta, para isso você terá que enviar um e-mail para, bloggermatinhaspb@gmail.com
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!