Fonte: Google
Um terremoto de 8,8 graus atingiu o Chile e deixou várias regiões do mundo em estado de alerta para possíveis tsunamis. Michelle Bachelet, a presidente chilena, informou que a Marinha começou a evacuar áreas consideras mais perigosas que podem ser atingidas ainda neste sábado por uma tsunami. Ela acrescentou que uma onda tomou conta da ilha de Juan Fernández, a 600 quilômetros da costa chilena. Segundo o Pacific Tsunami Warning Center, uma tsunami de 7,7 pés (2,34m) atingiu Talcahuano, no Chile. Pelo menos 78 pessoas morreram no tremor, segundo disse na televisão a presidenta chilena, Michelle Bachelet.
Até 24 horas após o tremor, pode ocorrer ondas gigantes na Austrália e na Nova Zelândia, bem como, em regiões costeiras da Ásia. Na Polinésia Francesa, há alerta para tsunamis nas Ilhas Gambier, no Taiti e em Bora Bora. O perigo, segundo informou autoridades, será até pelo menos duas horas após a primeira tsunami. Nessas regiões, as pessoas estão sendo aconselhadas a se deslocar para regiões elevadas.
O centro de alerta no Pacífico informou, neste sábado (27/02), que a onda formada após o terremoto no Chile deve atingir também ilhas no Havaí.
Bachelet passou a manhã em contato com várias regiões do país para coordenar as ações após o terremoto que atingiu o país
O Corpo de Bombeiros de São Paulo recebeu na madrugada deste sábado vários telefonemas informando pequenos tremores, que seriam reflexo do terremoto de magnitude 8,8 no Chile, que matou mais de 70 pessoas nesta madrugada, segundo autoridades. Os bombeiros atenderam a dois desses chamados, um na capital paulista e outro no litoral, em Praia Grande. Não houve registro de vítimas ou de danos a construções, segundo relato dos bombeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário