sábado, 29 de novembro de 2008

Dom Jaime: festa da padroeira de CG é “momento forte de evangelização, integração social e esperança”


Foto:ParaíbaOnLine
O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha afirmou que a festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade é “um momento forte de evangelização, de integração social e de esperança, porque nos voltamos para Deus, vivemos a nossa devoção Mariana e contribuímos para que essa devoção, tão popular, esta tradição tão bonita em Campina Grande cada vez mais se desenvolva, se aperfeiçoe e se torne uma grande mensagem de vida e de esperança para todos”.
Para dom Jaime, a festa de padroeira em uma cidade do porte de Campina Grande, “normalmente é um ponto de convergência, de atenção das pessoas, porque se trata de uma tradição bastante forte e prolongada ao longo dos tempos”. Com isso, afirma o Bispo, a festa se constitui num “elemento de integração social, de promoção humana e de inovação no que diz respeito à atenção da igreja em se voltar para realidades mais novas e desafiadoras, do ponto de vista social”.
Do ponto de vista religioso, afirma Dom Jaime, a festa da Imaculada Conceição vem, a cada ano, se aprimorando e procurando “corresponder aos desafios de um tempo presente, de uma sociedade de consumo pluralista, dentro de uma mudança de época”. Ele diz que o evento sempre procura estar em sintonia com as conclusões do Documento de Aparecida, “com as indicações da Igreja Católica no Brasil, através de suas diretrizes da ação evangelizadora e pastoral”.



“Vida e Esperança”
O Bispo de Campina Grande também falou sobre a importância do tema central da festa, ‘Com Maria, estamos a serviço da vida e da esperança’. Ele disse que, pelo tema, percebe-se uma atenção à realidade presente. “Nós sabemos como há uma chamada de atenção em toda a humanidade hoje, em defesa da vida, e quando se fala vida, se fala em vida em todas as suas manifestações”.
Para Dom Jaime, é evidente que há um destaque para a vida humana, a dignidade da pessoa humana, “mas também nós não podemos desprezar o zelo e o cuidado com a vida como um todo, no planeta, a questão ambiental, a questão ecológica, porque quando nós descuidamos da vida humana, estamos, também, contribuindo para o descuido da vida no planeta”.
Ele destacou que a partir do instante em que a sociedade investe na dignidade humana, na preservação da vida humana, “por conseguinte estaremos também investindo na preservação do meio ambiente, da ecologia, da questão climática e tudo o mais”. A festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Campina Grande será aberta neste sábado, dia 29, às 19h, com a Oração do terço. Depois, às 19h30, haverá o hasteamento das bandeiras, com a Missa de Abertura do novenário, celebrada pelos padres Cledson Clemente de Almeida, Robinson Sérgio dos Santos e Carlos Alberto de Souza.




Fonte: ParaíbaOnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO DE COMENTÁRIO

Atenção: Não nos responsabilizamos por nenhum comentários feito no conteúdo do BLOG MATINHAS, a
liberdade de Expressão é um direito do cidadão, aqui você tem liberdade. Se você foi citado em algumas de nossas matérias, você terá o prazo de 15 dias para pedir direito de resposta, para isso você terá que enviar um e-mail para, bloggermatinhaspb@gmail.com
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!