quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Obama pede suspensão de julgamentos de presos em Guantánamo

Medida havia sido prometida pelo presidente desde a campanha eleitoral.Se Justiça aceitar, 21 casos de acusados de terrorismo ficam 'congelados'.

A Procuradoria Militar dos Estados Unidos atendeu a uma ordem do novo presidente americano, Barack Obama e pediu ainda nesta terça-feira (20) a suspensão por quatro meses de julgamentos de detentos da prisão de Guantánamo, em Cuba.
Os juízes militares devem decidir o mérito do pedido nesta quarta-feira (21). Se for aceito, o pedido congela o andamento de 21 casos, incluindo o julgamento de cinco prisioneiros acusados de envolvimento nos ataques de 11 de setembro de 2001.
Os promotores argumentaram que congelar os julgamentos até 20 de maio daria tempo para a nova administração avaliar cada caso e decidir qual tribunal é o mais adequado para uma futura sentença.
"No interesse da Justiça, e a pedido do presidente dos Estados Unidos e do secretário de Defesa Robert Gates, o governo solicita, respeitosamente, que as comissões militares autorizem o adiamento dos processos mencionados anteriormente até 20 de maio de 2009", afirma a moção que será apresentada nesta quarta-feira pelo juiz Cayton Trivett, do Ministério Público, a dois procuradores dos tribunais de exceção. Um dos procuradores, Stephen Henley, é responsável pelo processo de cinco homens acusados de ajudar a organizar os atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington.


Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO DE COMENTÁRIO

Atenção: Não nos responsabilizamos por nenhum comentários feito no conteúdo do BLOG MATINHAS, a
liberdade de Expressão é um direito do cidadão, aqui você tem liberdade. Se você foi citado em algumas de nossas matérias, você terá o prazo de 15 dias para pedir direito de resposta, para isso você terá que enviar um e-mail para, bloggermatinhaspb@gmail.com
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!