quinta-feira, 26 de março de 2009

Aragão Júnior é recebido pela Reitora da UEPB

O prefeito da cidade de Matinhas, Aragão Júnior (PTB), foi recebido pela reitora da Universidade Estadual da Paraíba, Marlene Alves.
Aragão Júnior foi à sede da reitoria da UEPB, discutir a imediata implantação da Unidade de Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia em Citricultura na cidade de Matinhas, que se transformará em uma célula da universidade no município.
Matinhas localizada na região do brejo paraibano, está distante 143 km da capital do estado, e é segundo dados atualizados do IBGE, a maior produtora de tangerina do nordeste, com uma produção que chega a casa de 120.000 toneladas do fruto por safra.
O prefeito fez uma retrospectiva dos passos já consolidados em Matinhas, como a formatação do Projeto de Sustentabilidade da Região através da Citricultura, a criação da cooperativa (COPERTANGE), a busca por parceiros técnicos e o inicio de uma agroindústria cítrica no município.
“Um dos nossos parceiros, a EMEPA, produziu e publicou um estudo aprofundado sobre a citricultura em Matinhas”, disse o prefeito.
Aragão Júnior também apresentou a idéia de criação de um grande cinturão citrícola, aos moldes do paulista, que é maior pólo produtor de citros do mundo e conta com área total de 12,5 milhões de hectares, sendo 700 mil a área efetivamente coberta por pés de laranja. Esta área está distribuída entre mais de 10 mil produtores, “poderíamos fazer algo parecido entre Matinhas, a maior produtora, Lagoa Seca, Alagoa Nova e outras cidades do brejo que produzem a fruta”, e completando falou, “ninguém cresce sozinho”.
Para tanto o jovem prefeito reeleito, apresentou a necessidade da criação do centro ou unidade de estudo e desenvolvimento, que irá dar suporte técnico aos produtores e consequentemente aumentar ainda mais a produção, “temos um grande parceiro, o doutor Orlando Sampaio, da EMBRAPA – Cruz das Almas (BA), que o maior estudioso sobre o assunto no mundo e que está entusiasmado com o projeto de Matinhas”, falou Aragão Júnior.
Utilizando recursos tecnológicos via satélite, Aragão Júnior, mostrou em 3D(terceira dimensão), todo o projeto a reitora Marlene Alves, que ficou encantada e interessada, através da UEPB, em também fazer parte deste importante projeto de sustentabilidade, “vamos formar um grupo de estudo”, disse a reitora que renovou sua intenção em implantar no município uma célula da Universidade Estadual da Paraíba.
Decom_Matinhas
Blogger Matinhaspb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO DE COMENTÁRIO

Atenção: Não nos responsabilizamos por nenhum comentários feito no conteúdo do BLOG MATINHAS, a
liberdade de Expressão é um direito do cidadão, aqui você tem liberdade. Se você foi citado em algumas de nossas matérias, você terá o prazo de 15 dias para pedir direito de resposta, para isso você terá que enviar um e-mail para, bloggermatinhaspb@gmail.com
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!