Localizada na microrregião do Brejo paraibano, Matinhas é um município com pouco mais de 4.296 habitantes (IBGE 2008), e tem sua economia voltada para a produção de laranja, o que lhe rendeu o título de maior produtora de tangerina do Nordeste. Já que é um município tipicamente rural, que sobrevive às custas do cultivo da Tangerina, principal atividade econômica do município.
Cidade pacata e de clima agradável, o município possui um grande potencial turístico, além das tradicionais festas, a cachoeira do pinga, as itacoatiaras, o Engenho do Coronel Elfrásio Câmara e as trilhas ecológicas compõem o acervo turístico do município.
Há quatro anos, é realizada a Festa da Laranja e o Festival Nacional da Tangerina na cidade, que ficou conhecida nacionalmente devido à grandeza do evento, que na sua quarta edição contou com um público de mais de 130 mil pessoas durante os quatro dias de festa. Para a realização do evento foi construído o Parque da Laranja, segundo maior parque de eventos do estado, onde podemos encontrar uma estrutura de bares e restaurantes, segurança, banheiros químicos, estacionamento, e assistência médica.
Recentemente a cidade mostrou mais uma vez que tem grande vocação para o turismo de eventos. Desde o ano passado é realizado o “São João no Sítio”, evento que tem o intuito de resgatar as tradições juninas, e proporcionar ao público uma viagem aos velhos tempos, onde prevalece o tradicionalismo com as fogueiras, as comidas típicas, as danças regionais, as simpatias, e o tradicional forró pé-de-serra, além de uma grande inovação: O “treminhão do forró” .
Por Alyne Romero estudante do curso de comunicação social (Jornalismo) da UEPB e Matinhense
Site Reporter Junino
Nenhum comentário:
Postar um comentário