quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Matinhas 15 anos de Emancipação

Matinhas, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião do Brejo Paraibano. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 4.296 habitantes. Área territorial de 38 km².



História:

Sua história começou na primeira metade do século XIX, sua emancipação proporcionou-se no dia 29 de abril de 1994, sendo sua instalação no dia 1 de janeiro de 1997. Segundo nota de historiadores, conclui-se que Francisco Falcão, Marçal de Miranda e Simão Ferreira da Silva, requerem nove léguas de terra em 1718. Desta sesmaria, que se limitava com a serra “Matinhas” parece ter sido derivado o nome da cidade.

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Matinhas, por Ato municipal anterior a 2 de março de 1938, criado também, em virtude dos disposto no parágrafo único do artigo 10 da lei estadual nº 424, de 28 de março de 1915, subordinado ao município de Laranjeiras. Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15 de novembro de 1938, o distrito de Passou ser grafado Matinha e permanece no município de Laranjeiras. Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31 de dezembro de 1943, o distrito de Matinhas passou a denominar-se Caamirim e o município de Laranjeiras a denominar-se Alagoa Nova.

No quadro fixado para vigorar no período 1939-1943, o distrito já denominado Caamirim, figura no município de Alagoa Nova ex-Laranjeiras. Pela lei estadual nº 318, de 7 de janeiro de 1949, o distrito de Caamirim voltou a denominar-se Matinhas. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito já denominado Matinhas, figura no município de Alagoinha Nova. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991. Elevado à categoria de município com a denominação de Matinhas, pela lei estadual nº 5893, de 29 de abril de 1994, alterado pela lei estadual nº 6428, de 27 de dezembro de 1996, desmembrado de Alagoa Nova. Sede no antigo distrito de Matinhas.

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-1 de Janeiro de 1997. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alterações toponímicas distritais Matinhas para Caamirim alterado, pelo decreto-lei estadual nº 520, de de 31 de Dezembro de 1943. Caamirim para Matinhas alterado, pela lei estadual nº 318, de 7 de Janeiro de 1949. Ratificação da grafia de topônimos distritais Matinha para Matinhas alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-938.

Economia:

A 147 km de João pessoa e 24 km de campina grande. Matinha produziu 7,2 mil toneladas de tangerina em 2003 e ajudou a colocar a Paraíba no degrau de maior produtora nordestino da fruta, cultivada em oito outras cidades paraibanas. Também em Matinhas, foi obtida a principal produção de laranja do Estado. Em 2003, do total da safra obtida na Paraíba, 5,6 toneladas, 27% foram oriundas do município de Matinhas (Paraíba, 2004). A Paraíba encontra-se no 7º lugar no ranking nacional em volume de produção, com 12.631 toneladas de tangerina (IBGE, 2003). O atual prefeito de Matinhas tem uma ideia “fazer com que a Paraíba e o Brasil conheçam o seu município, que é o maior produtor de tangerina e laranja cravo do Estado e fica localizado a 24 km de Campina Grande”. Ele disse que vai incentivar a produção de Laranja cravo e tangerina, para proporcionar o desenvolvimento da cadeia produtiva, com mais opções de emprego e renda para a população. A Prefeitura em parceria com o Sebrae criaram (Coopertange) Cooperativas de citricultores de Matinhas, para possibilitar a compra de toda a produção de suco, como acontece no Estado de São Paulo. “Nós sabemos que o mercado de suco de laranja é grande no Brasil e no Mundo, e se organizarmos bem o negócio teremos venda assegurada, com a possibilidade de exportação” Diz o Prefeito ARAGÃO JÚNIOR.

Eventos

Festa da Laranja:

Realizada em Matinhas, a maior produtora de laranja da Paraíba e de tangerina do Nordeste, o evento acontece no período de 6 a 9 de novembro de 2008 e faz parte de um arrojado projeto de sustentabilidade da região através da citricultura. O evento tornou-se fenômeno de público na Paraíba. Cresce a cada ano e sempre lança novidades visando a oferecer ao público entretenimento de alto nível, levando aos produtores técnicas para o desenvolvimento da citricultura a aos patrocinadores e parceiros oportunidades diante de um público de 150 mil pessoas durante os 4 dias de evento.

São João no Sítio:

A cidade que já é destino garantido de turistas de todo o Brasil durante a Festa da Laranja – Festival Nacional da Tangerina, agora inova com o primeiro São João no Sítio que em 2009 foi o maior sucesso de público.





Fonte: Wikipédia

Blog Matinhaspb. O Blog da Terra da Laranja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO DE COMENTÁRIO

Atenção: Não nos responsabilizamos por nenhum comentários feito no conteúdo do BLOG MATINHAS, a
liberdade de Expressão é um direito do cidadão, aqui você tem liberdade. Se você foi citado em algumas de nossas matérias, você terá o prazo de 15 dias para pedir direito de resposta, para isso você terá que enviar um e-mail para, bloggermatinhaspb@gmail.com
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!