sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ricardo e Cássio viajam juntos e dizem que atual Governo é omisso.

Os pré-candidatos ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), e ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSB), realizaram mais uma viagem juntos nesta quinta-feira (22). Dessa vez, o destino foi o município de Matinhas, localizado no Brejo paraibano.

Na ocasião, em clima de pré-campanha, Ricardo e Cássio não pouparam críticas afirmando que o atual Governo do Estado age com descaso em relação ao problema da Mosca-Negra na fruticultura paraibana.

'Ricardo vê descaso do Governo do Estado no combate a Mosca Negra

O combate efetivo a praga da Mosca Negra dos Citrus e a execução de medidas que incentive a produção da fruticultura paraibana foram as principais reivindicações que a população de Matinhas, município situado na microrregião do Brejo paraibano, expôs ao presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, nesta quinta-feira (22).
Acompanhado do prefeito da cidade, Aragão Júnior (PTB), do deputado Romero Ridrigues (PSDB) e dos pré-candidatos ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), e do senador Efraim Morais (DEM), Ricardo conheceu de perto o problema. O socialista visitou plantações, conversou com produtores e lideranças políticas da regiào e ficou surpreso com as escassas ações em âmbito estadual, que vêm sendo executadas para combater o problema.

"Não estamos aqui para culpar o Governo pela entrada da Mosca Negra na Paraíba. Mas, sim para denunciar a omissão que tem se estabelecido no combate efetivo a esta praga, porque o Governo não consegue chamar para si a responsabilidade de resolver o problema. O pior é que essa omissão tem afetado diretamente a população da região, que sente as conseqüências da falta de capacidade administrativa de encontrar soluções", comentou Ricardo.

A praga da Mosca Negra já afetou 15 municípios do Estado, reduzindo em cerca de 80% a frutificação das laranjas e diminuindo significativamente o seu valor comercial e inclusive podendo acabar com toda a plantação. O município de Matinhas é atualmente o maior produtor nordestino de tangerina, chegando a produzir por ano, uma média de 15 mil toneladas da fruta.
Soluções - Para Ricardo Coutinho, o Governo do Estado precisa tomar medidas urgentes para conter o avanço da praga. Entre elas, o pré-candidato citou a liberação de recursos para a construção de uma biofábrica capaz de produz inseticidas naturais.

'Já existe um projeto aprovado pelo Ministério da Agricultura. O Ministério liberaria R$ 250 mil para a construção da biofábrica, que teria a produção a cargo dos pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba, Campus de Areia. Mas, para isso é necessário a contrapartida local de R$ 100 mil. Até agora o Governo não se manifestou sobre o assunto', lamentou.

Segundo o secretário de Agricultura do município de Matinhas, o agronômo Marcos Rosolen, a biofábrica iria produzir em laboratório os predadores naturais da Mosca Negra, que são o 'bicho lixeiro' e a 'joaninha'. 'Eles seriam criados e reproduzidos em laboratório e soltos no campo. O combate a praga se daria de forma completamente natural, sem o uso de agrotóxicos', ressaltou.

Ricardo Coutinho também apontou a necessidade de fortalecer as barreiras ambientais do Estado para evitar que outras pragas, ainda mais nocivas, cheguem à Paraíba. 'Isso só será possível com a contratação imediata dos agentes ambientais aprovados no último concurso, que igualmente aos agentes penitenciários não foram chamados pelo atual Governo', afirmou.

Cobrança - O pré-candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima, aproveitou para cobrar da atual gestão que execute ações imediatas de controle da praga. 'Estamos aqui cumprindo o nosso papel de oposição. E na democracia, a oposição é tão importante quando o Governo, pois estamos apontando problemas e cobrando as soluções que a população tanto necessita', ressaltou.

Já o também pré-candidato ao Senador, Efraim Morais, lembrou que as questões técnicas para resolver o problema já foram postas pelos especialistas. O que falta agora, de acordo com ele, é que haja ação administrativa. 'Precisamos de vontade política para adotar as medidas necessárias', frisou.

A visista ao município de Matinhas também foi acompanhada pelos prefeitos dos municípios de Areial, Adelson Gonçalves (PSDB); de Lagoa Alagoa Grande, Bosco Carneiro Júnior (PPS); de São Sebastião de Lagoa da Roça, Lúcio Flávio Bezerra (PSDB) e de Montadas, Lindemberg Souza (DEM), além de vereadores dos municípios da região.'



Com assessoria PSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO DE COMENTÁRIO

Atenção: Não nos responsabilizamos por nenhum comentários feito no conteúdo do BLOG MATINHAS, a
liberdade de Expressão é um direito do cidadão, aqui você tem liberdade. Se você foi citado em algumas de nossas matérias, você terá o prazo de 15 dias para pedir direito de resposta, para isso você terá que enviar um e-mail para, bloggermatinhaspb@gmail.com
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!