quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Senado aprovou nesta quarta-feira (16) o Estatuto da Igualdade Racial.



A votação no Senado retirou do texto a previsão de cotas para negros em universidades, empresas e candidaturas políticas. No caso das empresas, a cota se daria por meio de incentivos fiscais à empresa.

     Um dos pontos apresentados obriga as escolas de ensino fundamental e médio, publicas e privadas,a ensinar a historia geral da África e da população negra no Brasil, que não deve ser considerada como um estudo da historia dos negros brasileiros,mas sim um estudo sobre nosso passado e nossa origem,pois em nosso país não se encontra ninguém que não tenha em seu DNA um pouco deste povo,não precisando estar externado em sua cor de pele.

     O texto que sai do Senado tem ainda emendas de redação feitas por Demóstenes que retiram o termo “raça” de diversos artigos do projeto.O relator afirma que o termo não é correto e substituiu por “etnia” ou “população” as referências que antes eram feitas a “raça negra”. Não podemos continuar a ser separados utilizando o artifício da palavra ambígua “raça”.Esta não é a primeira vez que é mudada  a forma de se expressar por conter vestígios preconceituosos nelas,a palavra “homossexualismo” por exemplo passou a ser “homossexualidade”,pelo “ismo” representar doença.

    Outro ponto é o reconhecimento a capoeira como esporte e a obrigação de com ela colaborar.

   O projeto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


 POR: CAIO BELTRÃO

Blog Matinhas.

A partir de Hoje o Blog Matinhas traz uma novidade para seus leitores, é que CAIO BELTRÃO que estudará jornalismo comigo na UEPB também publicará matérias especiais em nosso Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO DE COMENTÁRIO

Atenção: Não nos responsabilizamos por nenhum comentários feito no conteúdo do BLOG MATINHAS, a
liberdade de Expressão é um direito do cidadão, aqui você tem liberdade. Se você foi citado em algumas de nossas matérias, você terá o prazo de 15 dias para pedir direito de resposta, para isso você terá que enviar um e-mail para, bloggermatinhaspb@gmail.com
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!