quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Internet vira marca da MARINA

A INTERNET evoluiu de uma forma que qualquer mensagem pode ser difundida simultaneamente por diversos canais diferentes.

Sendo assim, um candidato político tem de se comunicar de forma consistente e fluida através de diversas plataformas, sempre adaptando sua mensagem para o seu público e para o meio onde é transmitida.

Nas eleições presidenciais deste ano, o que vemos são candidatos que atuam bem em uma ou outra plataforma: Serra é muito bom no Twitter, Dilma tem uma comunidade (que alguns chamam de "militância") muito forte na web (trunfo de seus simpatizantes) e Marina está fazendo um bom trabalho nas redes sociais.

O problema é que nenhum deles tem uma voz integrada com todas as plataformas. Isso fica evidente pelo baixo aproveitamento do site oficial tucano e pelo comportamento amador de Dilma no Twitter.

Chamo a campanha deste ano de "campanha 1.5". Houve melhora evidente comparada às eleições anteriores, que eram pré-Obama e quase nulas na web, mas ainda fica distante da "alma" da web 2.0.

Pelo menos podemos enxergar um começo -o importante é manter um diálogo aberto entre o eleitor e o candidato, e o aumento no uso das novas ferramentas sociais já demonstra um importante primeiro passo.

Ao mesmo tempo, perguntamos se a web no Brasil efetivamente provoca algum grande efeito no comportamento do eleitor. Com aproximadamente 70 milhões de usuários de internet no Brasil, os sites oficiais dos três principais candidatos não tiveram, juntos, nem meio milhão de acessos no último mês.

Está claro que comícios e propaganda tradicional ainda são mais fortes. Para uma campanha disputada (como esteve esta em alguns momentos), o uso das novas mídias poderia ter surtido um efeito transformador na trajetória das campanhas, mas não foi o que aconteceu. Os internautas são desinteressados ou os candidatos é que são iniciantes nessa comunicação digital?

Vamos analisar a situação atual dos candidatos e onde poderiam melhorar. Quem foi buscar informações na internet sobre José Serra na última semana ficou a ver navios. O candidato tirou o site oficial do ar.

O baixo acesso e a pouca relevância para a campanha foram os motivos que levaram o tucano a contratar o "guru da internet" Ravi Singh para administrar sua campanha on-line. Ele acabou por estruturar um site que pede cadastro -e basicamente faz isso.

Além de enviar e-mail não solicitado para muita gente (eu mesmo acabo de receber um), qualquer fonte oficial de José Serra agora pede cadastro, uma estratégia bastante correta se estivéssemos no começo da campanha -resta ver se nesta reta final os esforços do guru serão correspondidos. Muita bola vai rolar sobre esse assunto ainda.

Dilma peca em seu Twitter. Não foi uma vez que seus posts abreviados e confusos foram publicados enquanto ela dava um discurso ou participava em algum debate, o que mostra claramente a pouca autenticidade de seu perfil no microblog, espaço onde seu adversário tem familiaridade e reputação.

O que sobra é um desempenho melhor de Marina Silva, que, por ter o apoio da juventude e de parte dos intelectuais da sociedade brasileira, se mostrou um pouco mais forte na web. Em pesquisa realizada em julho pelo M&M Online, Marina ganharia se as eleições fossem na internet.

Talvez o único trunfo deste ano na iniciativa on-line dos candidatos tenha sido o sistema de arrecadação. Isso eles sabem fazer muito bem. Todos os candidatos arrecadaram bastante dinheiro com ferramentas da web.

Com o crescimento brutal da internet no Brasil, uma maior familiaridade com as ferramentas sociais e uma atitude mais "aberta" dos candidatos em relação à comunicação com o eleitor, poderemos ter uma eleição "Obama" em quatro anos, com a web se posicionando como ferramenta essencial nas eleições, devendo ser usada de forma criativa e adequada, com potencial para eleger aquele que melhor utilizá-la.

JULIO VASCONCELLOS, 29, economista, é fundador e presidente-executivo do site de compras coletivas Peixe Urbano e gerente para o Brasil do Facebook. Escreve às quintas-feiras, mensalmente, nesta coluna.


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me1609201028.htm

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