Neste segundo turno a disputa política na Internet foi intensificada pelas coordenações de campanha dos dois candidatos. O termômetro são a participação de cada um nas mídias sociais. Tanto Ricardo Coutinho (PSB) quanto José Maranhão (PMDB) cresceram em todas as mídias analisadas (twitter, orkut, facebook e youtube). O socialista tem mais seguidores em todas as mídias, mas o centro das atenções foi mesmo o twitter.
O Paraíba1 realizou uma pesquisa entre os dias 20 e 21 de setembro. Agora foi feita uma análise dos dados referentes ao segundo turno. Foram estudadas as participações dos internautas do dia 13 a 17 de outubro.
O Paraíba1 realizou uma pesquisa entre os dias 20 e 21 de setembro. Agora foi feita uma análise dos dados referentes ao segundo turno. Foram estudadas as participações dos internautas do dia 13 a 17 de outubro.
É mantido o sigilo do trabalho para evitar o condicionamento e a publicação de menções intencionais, buscando assim, os resultados mais espontâneos possíveis. No twitter, o candidato à reeleição José Maranhão (PMDB) teve um crescimento de aproximadamente 25% na quantidade de seguidores do perfil @ze_maranhao15. No período da primeira pesquisa, esse numero era de 1.847 e pulou para 2.464, uma diferença de 617 novos seguidores.
Mesmo assim, o candidato Ricardo Coutinho mantém a dianteira com seu @realrcoutinho. Para o segundo turno, o crescimento foi parecido com o de seu adversário e ficou em torno de 26%. Mas passando para os números absolutos houve um acréscimo de 3.279. Na pesquisa anterior, Ricardo tinha 9.036 seguidores, agora o número é de 12.315.
Mesmo assim, o candidato Ricardo Coutinho mantém a dianteira com seu @realrcoutinho. Para o segundo turno, o crescimento foi parecido com o de seu adversário e ficou em torno de 26%. Mas passando para os números absolutos houve um acréscimo de 3.279. Na pesquisa anterior, Ricardo tinha 9.036 seguidores, agora o número é de 12.315.
Youtube
Foram quantificadas as visualizações do material produzido para o guia eleitoral. A campanha de Ricardo criou um novo canal no YouTube com conteúdo exclusivo para internautas, o TV40web, que não entrou nesta pesquisa. Já a campanha de José Maranhão manteve o mesmo perfil do 1º turno.
A página "laranja" no YouTube cresceu de 81 para 150 inscritos. A página de "vermelha" cresceu de 21 para 35. Desde o reinício da campanha eleitoral, no dia 9 de outubro, até a última sexta (22) o canal Rcoutinho2010 adicionou 27 vídeos, totalizando 143. O ZéMaranhão15, chegou a 126, depois de postar 17 novos vídeos. Até o dia 22 deste mês os vídeos do canal de Ricardo receberam 253.261 visualizações. Os de Maranhão chegaram a 76.370.
Foram quantificadas as visualizações do material produzido para o guia eleitoral. A campanha de Ricardo criou um novo canal no YouTube com conteúdo exclusivo para internautas, o TV40web, que não entrou nesta pesquisa. Já a campanha de José Maranhão manteve o mesmo perfil do 1º turno.
A página "laranja" no YouTube cresceu de 81 para 150 inscritos. A página de "vermelha" cresceu de 21 para 35. Desde o reinício da campanha eleitoral, no dia 9 de outubro, até a última sexta (22) o canal Rcoutinho2010 adicionou 27 vídeos, totalizando 143. O ZéMaranhão15, chegou a 126, depois de postar 17 novos vídeos. Até o dia 22 deste mês os vídeos do canal de Ricardo receberam 253.261 visualizações. Os de Maranhão chegaram a 76.370.
Orkut
Em geral, o Orkut funcionou como espaço para repercutir os programas políticos, além das novidades diárias e ações de campanha, como participações em debates que aconteceram no período, com a criação de tópicos de discussão, por exemplo. A comunidade oficial do candidato José Maranhão no primeiro turno estava com 1.200 membros, porém, no segundo turno caiu para 731.
Em geral, o Orkut funcionou como espaço para repercutir os programas políticos, além das novidades diárias e ações de campanha, como participações em debates que aconteceram no período, com a criação de tópicos de discussão, por exemplo. A comunidade oficial do candidato José Maranhão no primeiro turno estava com 1.200 membros, porém, no segundo turno caiu para 731.
No entanto, os números mais significativos de crescimento estão para as comunidades "Zé Maranhão por mais 4 anos" que subiu de 1.858 para 3.552 e "Zé Maranhão Não" que aumentou de 1.200 para 2.731. Outras comunidades foram criadas apenas no segundo turno, dentre elas vale destacar "Zé Maranhão tô contigo" com 250 membros e "Zé Maranhão para 2º turno" com 345 membros.
A comunidade oficial do candidato Ricardo Coutinho no primeiro turno estava com 7.075 membros e no segundo turno subiu para 17.624, ou seja, 10.549 começaram a participar indicando que são favoráveis a Ricardo. Uma outra comunidade também cresceu significativamente é: "40 Ricardo Coutinho" que no primeiro turno estava com 170 membros e no segundo passou para 1.810.
FONTE: PARAIBA 1
Link: http://www.paraiba1.com.br/Noticia/50444_jose-maranhao-cresce-nas-midias-sociais--mas-ricardo-ainda-lidera.html
Quanta falta de parcialidade deste site com as pessoas, que pesquisas foram essas? Além do mais os principais twiters da cologação paraiba unida foram desativados como o da conexão 15 e outros sites.
ResponderExcluir