O prefeito Aragão Júnior de Matinhas, localizada no brejo paraibano, distante 143 km da capital do estado e conhecida nacionalmente pela sua produção recorde de laranja e tangerina, sendo a maior de laranja da Paraíba e de tangerina do nordeste segundo dados do IBGE, participou da inauguração do Banco Mãe de Sementes que está localizado em Lagoa Seca.
O Banco Mãe de Sementes vai atender 16 municípios que compõem o Pólo Sindical da Borborema e beneficiar diretamente 6 mil agricultores. O investimento para a implantação do Banco de Sementes foi de R$ 521 mil e foi inaugurado ontem (27) pelo governador Ricardo Coutinho.
Na oportunidade a Cooperativa de Citricultores de Matinhas e Região (COOPERTANGE) firmou convênio com o governo do estado no valor de R$ 85 mil para o combate agroecológico da Mosca Negra.
Investimentos
O governador Ricardo Coutinho em seu discurso agradecendo a presença do prefeito Aragão Júnior anunciou em breve sua ida a terra da laranja para firmar parceria em vários investimentos estruturantes para o APL (Arranjo Produtivo Local) da citricultura.
Segundo o prefeito Aragão Júnior os investimentos que serão anunciados nessa ação conjunta entre estado e município serão os maiores já repassados a citricultura da região.
“Vamos anunciar ações concretas de uma só vez que irão ajudar no desenvolvimento da nossa citricultura”, falou o prefeito.
Aragão Júnior disse também que essas ações em infraestrutura e pesquisa vão minimizar o gargalo existente.
“O projeto de Ricardo e do governo é aumentar a participação da citricultura no PIB do estado”, disse.
Alguns dos investimentos conjuntos entre prefeitura e estado, será a instalação da agroindústria da laranja e um Packing House onde os frutos colhidos pela cooperativa serão selecionados e embalados para venda no Brasil e exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário