terça-feira, 3 de maio de 2011

PB, PE, AL e BA sofrem com as chuvas



As chuvas que atingem o Nordeste voltaram a causar transtornos nesta terça-feira (3) em pelo menos quatro Estados. As regiões norte de Alagoas e sul de Pernambuco são as mais afetadas, com milhares de famílias desabrigadas. A BR-101 está interditada entre os dois Estados. O sul da Bahia também sofre com problemas causados pelas cheias. Ilhéuse Itabuna registraram dezenas de ocorrências desde a segunda-feira (2).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a BR-101 está interditada por conta de erosões em cabeceiras de pontes e trechos alagados, entre Alagoas Pernambuco. Em comunicado oficial, a corporação informa que os motoristas e caminhoneiros que trafegam entre os dois Estados devem buscar a BR-104 ou AL-101 (Norte). Outra orientação é que os carros trafeguem em baixa velocidade e com os faróis acessos.

Na mata sul de Pernambuco, milhares de pessoas estão sendo retiradas de áreas de risco das cidades de Palmares e Barreiros, cortadas pelos rios Una e Pirangi, que estão com os níveis de água elevados. Centenas de moradores estão sendo levados para abrigos públicos desde o início da manhã.

A Defesa Civil Estadual informou ao UOL Notícias que está concluindo um balanço sobre a quantidade de famílias, casas e municípios afetados no interior do Estado. A previsão é que um relatório seja apresentado na tarde desta terça-feira.

PERNAMBUCO:

Os problemas causados pela chuva deram uma trégua. Mas em nota, a prefeitura informou que abril foi o mês mais chuvoso dos últimos 33 anos, com registro de 674 mm. O índice é mais que o dobro da média histórica dos meses de abril, que é de 325 mm.

Segundo o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco, os dois primeiros dias de maio apontam para uma média ainda maior. Até esta segunda-feira foram registrados 108 mm de chuvas na capital pernambucana, o que significa um terço de todo o volume histórico de chuvas, que é de 320 mm.

ALAGOAS:

Subiu para sete o número de municípios em situação de emergência. Na tarde desta segunda-feira (2), os municípios de Paripueira e Porto de Pedras, ambos na região norte, enviaram seus decretos à Defesa Civil. Ao todo, com essas duas cidades, o Nordeste passa a ter 30 municípios em situação de emergência por conta das chuvas.

Nesta terça-feira, cerca de 100 pessoas foram retiradas de casa no município de Campestre, por conta do aumento de nível do riacho Pedra Branca. Segundo a prefeitura, as águas invadiram residências durante a madrugada; seis delas desabaram. Os moradores desalojados foram levados para uma escola pública da cidade.

BAHIA:

O município de Ilhéus, a 460 km de Salvador, está em estado de alerta devido as chuvas que caem desde a última semana. Nesta segunda-feira (2), centenas de famílias foram retiradas de casa por medo de deslizamentos. Não houve mortes.

Segundo o Corpo de Bombeiros do município, foram 24 pedidos de socorro em áreas de risco nesta segunda-feira. Apesar da chuva ter dado uma trégua hoje, o grupamento informou que já registrou dez chamados. Ainda nesta manhã, equipes do Corpo de Bombeiros e engenheiros da prefeitura estão fazendo uma varredura nos morros do Alto Merival, no bairro da Barra, para verificar os pontos mais críticos. De acordo com o engenheiro Danilo Silveira, que integra a equipe, Ilhéus está com cerca de 120 casas interditadas por risco de desabamento ou porque foram danificadas.

Em Itabuna, as chuvas também causaram problemas nesta segunda-feira. Diversos alagamentos foram registrados em ruas e avenidas da cidade, e moradores reclamam que a água do esgoto invadiu as casas. O UOL Notícias entrou em contato com o Corpo de Bombeiros da cidade, mas foi informado que todos os responsáveis estavam em operação e não podiam falar no momento.

PARAÍBA: 

As fortes chuvas que caem desde a madrugada deixaram ilhada a cidade de Natuba, na divisa do Estado com Pernambuco. Segundo o assessor jurídico do município, Valmir Borba, boa parte da cidade foi inundada pelas águas do rio Natuba e as quatro saídas do município -- todas vicinais-- estão fechadas. "A cidade fica em um vale, e as casas ficam a poucos metros do rio. Muitas dessas casas caíram. O prefeito já ligou para a Defesa Civil pedindo socorro e está circulando com a equipe pela cidade. As pessoas estão desesperadas", afirmou.

As chuvas desta terça-feira (dia 3) também provocaram estragos na cidade de Campina Grande, localizada no Agreste Paraibano. A defesa Civil do Município registrou pontos de alagamento em vários pontos da cidade.
Na Universidade Federal de Campina Grande os estudantes gravaram imagens de um riacho que se formou dentro do campus e uma ponte que fazia a ligação entre a Reitoria e a Biblioteca caiu.
Chove na cidade desde o final de semana e a Defesa Civil já registrou dez desabamentos de casas, nos bairros de Bodocongó, Santa Rosa, Cruzeiro e Santo Antônio.
Já na Cidade de Itabaiana várias ruas foram alagadas, e segundo informações não houve desabamentos de casas ou mortes.

Fonte: Com Informações UOL e PARAIBA.COM

Fotos: Para ver fotos Clique Aqui
Fotos: Chuvas na PB Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO DE COMENTÁRIO

Atenção: Não nos responsabilizamos por nenhum comentários feito no conteúdo do BLOG MATINHAS, a
liberdade de Expressão é um direito do cidadão, aqui você tem liberdade. Se você foi citado em algumas de nossas matérias, você terá o prazo de 15 dias para pedir direito de resposta, para isso você terá que enviar um e-mail para, bloggermatinhaspb@gmail.com
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!