quinta-feira, 5 de maio de 2011

Professores decidem, e UEPB terá greve

 Paraiba1

Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se reúnem em assembleia nesta quinta-feira (5) para decidir se entram em greve. A votação começa às 9h no auditório no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Os funcionários do setor técnico-administrativo pararam as atividades há uma semana. Tanto eles quanto os docentes cobram respeito do Governo à autonomia financeira da instituição e reclamam que o repasse feito pelo Estado seria insuficiente.

As reivindicações foram o tema de um encontro ocorrido entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e a reitora Marlene Alves na quarta-feira (4) à noite no Palácio da Redenção, em João Pessoa. A audiência durou quatro horas e seu resultado já pode influenciar na decisão de hoje dos professores, bem como a reavaliação da greve por parte dos demais servidores.

De acordo com a assessoria de comunicação do Estado, Ricardo reafirmou compromisso com a autonomia da instituição com base na Lei Estadual nº 7643/2004. O Governo do Estado se comprometeu a efetuar o pagamento da parcela do duodécimo referente ao mês de dezembro do ano passado. Segundo Ricardo, a dívida deveria ter sido paga pela gestão anterior. Ele também garantiu que o Governo irá recalcular o duodécimo para incluir o repasse que não efetivado em 2010.

“Nós respeitamos e defendemos a autonomia da UEPB, que é a universidade da Paraíba e patrimônio da nossa terra. Nosso compromisso com a UEPB é verdadeiro, prova disso é que  vamos corrigir a falha deixada porque, para nós, o que importa é o crescimento da instituição, e não as questões de ordem política”, frisou o governador.

A reitora Marlene Alves ressaltou que se reunirá com os representantes dos professores e dos técnicos-administrativos e falará sobre a importância dessa garantia da autonomia e do compromisso do governador em construir parcerias para o fortalecimento da instituição.

“Temos compreensão do momento de dificuldades financeiras que passa o Estado e também as dificuldade de ordem legais, como a LRF. Mas, assim como os demais poderes do Estado vamos continuar contribuindo, pois temos garantida a nossa autonomia que é o nosso maior bem, porque é algo que toda a universidade brasileira deseja”, completou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO DE COMENTÁRIO

Atenção: Não nos responsabilizamos por nenhum comentários feito no conteúdo do BLOG MATINHAS, a
liberdade de Expressão é um direito do cidadão, aqui você tem liberdade. Se você foi citado em algumas de nossas matérias, você terá o prazo de 15 dias para pedir direito de resposta, para isso você terá que enviar um e-mail para, bloggermatinhaspb@gmail.com
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!