Drº Adalton Raga. (camisa Verde)
PREFEITO ARAGÃO JÚNIOR
A cidade de Matinhas, no brejo paraibano, esta promovendo um seminário para tratar do tema que tem tirado o sono de produtores de laranja do cinturão citrícola do estado, ‘a mosca negra dos citros’.
Matinhas detém hoje o titulo de maior produtora de laranja da Paraíba e de tangerina do nordeste, e a prefeitura preocupada com a proliferação da praga tem tomado medidas de combate a ‘mosca negra’.
“Estamos trabalhando efetivamente em parceria com o governo do estado, a pedido do prefeito Aragão Júnior, colocando nosso conhecimento técnico a disposição de outras localidades também atingidas”, falou Marcos Rosolen, secretário de agricultura de Matinhas, que está trabalhando no plano de combate estadual.
Mesmo Matinhas não sendo a região mais atingida pela praga, a prefeitura colocou na rua a Campanha Acerte na Mosca, colocando técnicos a disposição dos citricultores, para identificação e controle a praga, inclusive, quando necessário, usando o agrotóxico especifico.
Outra medida tomada pelo prefeito Aragão Júnior foi celebrar um convênio com o Instituto Biológico de São Paulo, trazendo a Paraíba o maior especialista no assunto ‘mosca negra’, Adalton Raga.
O Instituto Biológico de São Paulo tem como missão, desenvolver e transferir conhecimento científico e tecnológico para o negócio agrícola nas áreas de sanidade animal e vegetal, suas relações com o meio ambiente, visando à melhoria da qualidade de vida da população.
Adalton Raga tem vários trabalhos publicados sobre o assunto e coordena grupos de estudo, tendo como área de atuação o desenvolvimento de sistemas de detecção, monitoramento, manejo e de vigilância de insetos e ácaros pragas, de importância quarentenária para o comércio internacional de vegetais e de produtos vegetais.
Hoje pela manhã, Adalton Raga participou de um trabalho de conhecimento do campo afetado, em Matinhas e Esperança, cidade com a maior infestação da ‘mosca’.
Participaram da visita, técnicos da Emater, Emepa, o secretário de agricultura de Matinhas e técnicos de outras cidades.
A primeira parada foi na localidade rural da Jurema, em Matinhas, na propriedade do citricultor Pedro Araújo, onde foi feito um estudo sobre o tratamento a praga.
Em seguida Adalton Raga na companhia de técnicos foi a Esperança, na localidade da Barra do Camará, na propriedade do citricultor Pedro Duarte, uma das áreas mais atingidas pela praga da ‘mosca negra dos citros’.
“Estamos no estagio onde só o controle químico será efetivo, depois poderemos usar o biológico, inclusive testando um usado em São Paulo”, disse Adalton Raga.
A tarde foi realizada uma reunião com técnicos do ministério da agricultura, Emater, Emepa, universidades, secretários de agricultura dos municípios atingidos e a presença do prefeito Aragão Júnior e da vice Ivone Queiroga.
“Vamos fazer todo o possível para que esta praga seja controlada e não traga danos maiores aos citricultores paraibanos”, falou Aragão Júnior na apresentação do Drº Adalton Raga aos presentes na reunião.
Amanhã (5) será dado continuidade ao evento com a presença na escola estadual Arthur Virginio de Moura, em Matinhas, de técnicos, citricultores e autoridades políticas das cidades atingidas, às 09h da manhã, com a palestra de encerramento do Drº. Adalton Raga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário