sexta-feira, 26 de março de 2010

Rádio Comunitária de Cidade do Brejo serve de Palanque Eleitoral


Foto: Rádio Comunitária Araçá FM de Mari-PB
Blog: MARI FUXICO

Na cidade de Mari-PB, no Brejo Paraibano, o clima é de desconfiança e repúdio quando o assunto é a Rádio Comunitária Araçá FM. O fato é que a emissora comunitária, conseguida com árdua luta e o apoio da população, por onde passou radialistas como Célio Alves, Jota Alves e outros, tornou-se palanque político e hoje serve a interesses políticos de um grupo e seus programas jornalísticos não passam de meros guias eleitorais fora de época, com o objetivo de engrandecer determinadas figuras políticas, angariando votos enquanto tentam destruir a imagem de outros.

A Rádio que deveria ser Comunitária de verdade e com isenção política, possui em sua direção o mesmo grupo que atua em um partido político na cidade, onde um dos diretores da emissora é o presidente desse partido e o próprio diretor-presidente da emissora (ex-presidente do partido) faz propaganda do partido e tenta auto-promover-se por atuar em ambos (Rádio e Partido Político).

Em um episódio ocorrido no ano de 2008, comunicadores da emissora comunitária foram expulsos sumariamente por exercerem seus trabalhos profissionais em guia eleitoral da cidade e por não manifestarem apoio político ao na época, Diretor-Presidente da emissora, senhor Severino Ramo, o qual foi candidato a Vereador na cidade, porém, não obteve êxito nas urnas por receber uma fraca votação. Outros comunicadores, solidários e revoltados com a perseguição do senhor Severino Ramo, por vontade própria pediram afastamento permanente da emissora, o que gerou mais polêmica na época. Já este ano, houve o caso do comunicador Paulo Sérgio, que teve sua esposa constrangida em público e impedida de participar do "Programa Pão e Leite" pelo fato de o comunicador tecer críticas às falhas do atual Governo do Estado.

Dentre tantos fatores que provam a politicagem da Rádio Comunitária, a própria população tem perdido a confiança no que é dito nos programas jornalísticos da emissora, prova disso é o fato de que já não há quase participações do público nesses programas e as poucas participações que ocorrem raramente, não passam de quatro ou cinco por programa (quando há participação) e geralmente, são as mesmas pessoas.

A emissora possui um Conselho Comunitário que funciona apenas no papel e não se reúne para discutir a atuação da emissora e dentre os integrantes do conselho só foram admitidos os que foram selecionados estrategicamente pelo grupo político da emissora e sem falar que o quadro de sócios excluiu sócios fundadores para dar espaço a pessoas que sem envolvimento algum com a emissora, conseguiram integrar o quadro de sócios por serem ligados a determinado grupo político.

O próprio Poder Público da cidade desde muito tempo vem sendo alvo de comunicadores da Rádio Comunitária, já que o grupo que atua na rádio faz oposição ao atual Governo Municipal e fora algumas críticas justas, os apresentadores da emissora procuram sempre mais motivos para baterem no poder público com o intuito de satisfazer o outro lado político. E a população fica perdida no meio dessa guerra toda. Como forma de manifestar repúdio sem causar atrito, a prefeitura retirou do ar, programa institucional que mantinha com duração de uma hora, em um dia na semana e cancelou o pagamento de um salário mínimo que a emissora recebia todo o mês. Informações dizem que o programa foi retirado por conta das ameaças de censura que estava sofrendo e recentemente, informações anunciam que a Câmara Municipal e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais já planejam retirar seus programas da emissora por seus representantes estarem sendo constrangidos por comunicadores da emissora e também sofrendo ameaças de censura.

Apesar de manter censura também contra o Blog Mari Fuxico, que é da cidade e não tem posicionamento político, em seu quadro de comunicadores jornalísticos, há um que além de ser cabo eleitoral do grupo político da emissora, montou um blog que tem atuado unicamente na tentativa de desmentir a politicagem da emissora, promovendo o engrandecimento da imagem de seu grupo político na cidade e fazendo a defesa de seus interesses políticos e pessoais que colaboram com os da direção da emissora.

A verdade é que a politicagem da emissora comunitária já atingiu patamares inaceitáveis e que transparecem a todos os verdadeiros objetivos dos que compõem sua direção. O povo reflete essa intolerância e denúncias poderão ser enviadas ao Ministério Público e aos órgãos competentes na tentativa de combater a politicagem que tomou conta de um bem comunitário que teria objetivo de promover a comunicação democraticamente e sem objetivos políticos ou pessoais, porém, faz o contrário. Caso essas denúncias venham a ser acatadas, pelo grau dos argumentos e acusações, os que atuam na emissora poderão sofrer consideráveis consequências por partidarizar um bem do povo.

Fonte: Blog MARI FUXICO (Clique Aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO DE COMENTÁRIO

Atenção: Não nos responsabilizamos por nenhum comentários feito no conteúdo do BLOG MATINHAS, a
liberdade de Expressão é um direito do cidadão, aqui você tem liberdade. Se você foi citado em algumas de nossas matérias, você terá o prazo de 15 dias para pedir direito de resposta, para isso você terá que enviar um e-mail para, bloggermatinhaspb@gmail.com
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!