sábado, 5 de maio de 2012

UEPB; Eixos Estruturantes das políticas para a gestão do futuro





1. Políticas para o Ensino de Graduação e Técnico

Fortalecimento da Formação de Professores e Bacharelados;

Investimento na atualização, aperfeiçoamento e debate sobre Currículos e o Sistema de Execução Curricular;

Consolidação e Ampliação da Educação a Distância; Ampliação da Monitoria e do Programa de Bolsas;

Criação de programas próprios para PIBID e PET; Melhorar a Política de Estágios;

Ampliar ação de fortalecimento das Escolas Técnicas; Estruturar a Coordenação do Ensino Médio e Tecnológico;

Manter Núcleos de Línguas em todos os câmpus.


2. Políticas para Extensão

Aperfeiçoamento e fortalecimento da legislação sobre Extensão;

Manutenção e ampliação do PROBEx com Editais públicos; Ampliação do programa de Bolsas;

Estímulo a criação de grandes programas institucionais de Extensão de ampla ação social; Manter no orçamento da UEPB, recursos visando apoio permanente a projetos de extensão (PROAPEX);

Criar espaços para interação e intercâmbio de experiências e utilização de meios comuns em projetos de extensão, articulados com os movimentos sociais;

Estimular e apoiar as atividades artístico-culturais de extensão, desenvolvendo ações extensionistas a partir da integração entre o saber popular e o saber acadêmico.


3. Políticas para Pós-Graduação

Aperfeiçoar a política de Pós-Graduação com o fortalecimento e Consolidação dos Programas existentes;

Planejamento para expansão de curto, médio e longo prazo para Doutorados, Mestrados e Especializações;

Fortalecimento dos atuais e estímulo a novos programas de pós-graduação em parceria com outras IES;

Criação de mais programas de Doutorados Interinstitucionais - DINTER


4. Políticas de Pesquisa, Ciência, Tecnologia & Inovação

Estimular a formação de redes de pesquisa e pós-graduação, envolvendo parcerias nacionais e internacionais;

Integrar as políticas de produção de C&TI às empresas, particularmente pequenas e médias, visando incorporar a inovação em seu processo produtivo;

Enfatizar a formação sobre propriedade intelectual, inovação tecnológica e empreendedorismo; Estimular e apoiar a produção de conhecimento e produtos que gerem patentes;

Apoiar os grupos de pesquisa na captação de recursos junto aos órgãos e entidades de fomento; Manter no orçamento da UEPB, recursos para projetos de pesquisa (PROPESQ).


5. Políticas de Cultura e Arte, Esporte e Lazer

Fortalecer a política cultural da UEPB com criação de Escolas de Música, Festival Universitário da Cultura e política própria para os Museus de Arte Contemporânea e de Arte Popular, bem como a consolidação da Maior Biblioteca de Cordel do Mundo;

Investir no potencial cultural e artístico da Paraíba, com a realização de grandes Feiras Literárias contemplando editoras de referência nacional;

Criar núcleo de produção e difusão do audiovisual com programa de circulação de bens culturais;

Instalar e manter Núcleos de Arte em todos os Câmpus; Manter o Comunicurtas e estimular outras iniciativas do gênero;

Criar vigoroso programa de Esporte e Lazer para atendimento tanto às demandas da comunidade estudantil como o envolvimento dos servidores técnicos e docentes em todos os câmpus;

Criar os Jogos Universitários da UEPB.


6. Políticas de Apoio ao Estudante

Criação da PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS, que terá como objetivo mais amplo a construção da cidadania no segmento estudantil. Será da natureza do seu trabalho incentivar, apoiar e acompanhar o estudante, em suas múltiplas demandas, no decorrer de toda sua trajetória acadêmica, através de ações efetivas nas áreas social (assistência à saúde, inclusão digital, alimentação, moradia, deslocamento), cultural, técnico-científica, esportiva e política. Suas ações serão voltadas para o acesso, a permanência do estudante na Universidade para conclusão do seu curso e a qualidade de vida estudantil, visando oferecer ao discente condições materiais e psicológicas que assegurem o processo de formação acadêmica, o desenvolvimento de capacidade profissional e de cidadania.


7. Políticas de Carreira, Relações de Trabalho e Gestão de Pessoas

Política salarial que assegure manutenção do poder de compra e ganhos reais, na data-base, negociando sempre com as categorias de técnicos e docentes, quando da elaboração do orçamento participativo;

Criar programa permanente de Capacitação e Qualificação para técnicos e docentes; Oferecer melhores condições de trabalho às Comissões Permanentes de Pessoal Técnico-Administrativo e Docente;

Criar programa de creche ou auxílio-creche onde não exista a estrutura; Valorizar o servidor técnico-administrativo efetivo, mediante sua participação na administração universitária e assessorias, com base na qualificação, competência profissional, responsabilidade e compromisso institucional;

Promover a revisão dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCRs – dos servidores Técnico-Administrativos e Docentes, e lutar para mudança nas Leis, de modo a corrigir falhas e oferecer mais garantias para os trabalhadores;


8. Políticas de Segurança, Ecologia, Mobilidade e Acessibilidade

Elaborar e implantar, com o apoio de pesquisadores e comunidade, um Plano completo de aproveitamento, uso e reuso de águas, bem como formas alternativas de energia, coleta seletiva, destinação e tratamento criterioso para resíduos;

Fortalecer as atividades voltadas à segurança nos câmpus (iluminação eficiente e moderna, monitoramento eletrônico, treinamento para uso de armas não letais e vigilância fardada e motorizada), através de estudos imediatos para implantação de mecanismos que favoreçam, neste aspecto, a vida para a comunidade universitária;

Implantar um sistema de melhorias da mobilidade dentro dos diversos Câmpus (acesso, estacionamentos, bicicletários, fluxo de veículos, sinalização, fiscalização etc.) e negociar junto a Prefeituras e Sindicatos de Transportes Coletivos a melhoria dos serviços prestados aos estudantes; Propor criação de Terminal de Integração próximo ao câmpus I, com ônibus especiais, facilitando fluxo de estudantes;

Plano completo de aproveitamento, uso e reuso de águas, bem como formas alternativas de energia, Coleta Seletiva, destinação e tratamento criterioso para resíduos.


9. Políticas Institucionais e Internacionais

Estruturar o Instituto de Estudos Estratégicos da UEPB; Trabalhar fortemente pela Internacionalização da UEPB, fundamental para uma boa avaliação de nossos cursos de Graduação e Pós Graduação;

Ampliar Convênios e intercâmbios, com programas inovadores que levem em conta a inclusão social, fortalecendo a estrutura da área de Relações Internacionais; consolidar a inserção da UEPB no Programa Ciência Sem Fronteiras.


10. Políticas de Infraestrutura, Gestão Administrativa e Financeira

Criar e implantar, com auxílio de Grupo de Trabalho (Arquivologia, Direito, História, Computação) o Arquivo Geral da UEPB;

Propor revisão do Estatuto e Regimento Geral, para atualização e adequação da administração democrática e autônoma;

Criar a Controladoria Geral Interna da UEPB com o objetivo de aperfeiçoar os mecanismos de controle da execução financeira, bem como a proteção plena da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência das ações;

Implantar um processo de elaboração do orçamento anual, participativo e democrático, com mecanismos eficazes de acompanhamento e, principalmente, de execução descentralizada, com poder de deliberação estendido aos centros;

Capacitar técnicos administrativos e docentes em gestão pública e educacional;

Modernizar e tornar mais eficientes os serviços de Protocolo, Fluxo de Processos, manutenção do patrimônio público universitário, com gerências gerais de manutenção em todos os centros;

Programa permanente de Manutenção das instalações físicas, com gerência específica, liberando gestores acadêmicos desta tarefa;

Elaborar, com a participação da comunidade, o Plano Diretor para todos os câmpus e o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI para o próximo decênio. O PDI será aprovado pelo CONSUNI;

Criar agenda permanente de diálogo, Programa Reitoria no Câmpus, com participação da equipe se deslocando diretamente aos centros para acompanhar e tratar dos problemas in loco.

Fortalecimento dos Conselhos Superiores, com discussão sobre sua ampliação; Criação de Conselho Político Consultivo (com gestores de todos os centros) e Conselho Social (com participação ampla de representação da Sociedade Civil);

Valorizar o servidor técnico-administrativo efetivo, mediante sua participação na administração universitária e assessorias, baseada na qualificação, competência profissional, responsabilidade e compromisso institucional;

Promover a revisão dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCRs – dos servidores Técnico-Administrativos e Docentes, e lutar para mudança nas Leis, de modo a corrigir falhas e oferecer mais garantias para os trabalhadores.


Fonte: Site de campanha, clique aqui e saiba mais sobre o Candidato 

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